Ingazeira aos dias atuais: Professor relata a história de Coivaras através do Youtube

No próximo dia 29 de abril, Coivaras, completa 28 anos de emancipação política e tem sua história contada pelo professor Luiz Roseno, que através das redes sociais, tem divulgado vídeos sobre o passado e o presente da cidade. Os relatos são baseados nas suas pesquisas, na qual, vão ser compelidas em um livro e ser publicado posteriormente.

 História da cidade

O professor Luiz Roseno começou a contar a história de Coivaras, a partir da localidade se Ingazeira, região onde se deu origem a cidade.

 Os primeiros a chegarem na referida região, eram vaqueiros e viajantes tocando boiadas, que durante as viagens, faziam do local onde hoje é Coivaras, parada obrigatória para saciarem a sede dos animais e para o próprio descanso

Eles ali se arranchavam e faziam fogueiras para afugentar os insetos. Por isso, o local ficou conhecido por Coivaras, alusão aos restos de vegetação queimados durante as pernoites dos vaqueiro-viajantes.

Coivaras recebeu status de município pela lei estadual nº 4477 de 29 de abril de 1992, com território desmembrado do município de Altos.

O primeiro prefeito a governar o município foi Erasmo Gomes Freire (gestão: 1993-1996) e o atual é Marcelino Almeida.

Canal Di Coivaras

O professor Luiz Rosendo, aproveitando a abrangência do Youtube, divulgou seus vídeos sobre Coivaras, no canal de DiCoivaras, com a edição do professor Francisco Rener. A história é contada em partes e direto dos principais pontos da cidade.

Coivaras em fotos

O povoamento de Coivaras se deu através das fazendas

Praça João Ferreira Gomes

Monumento à Santa Luzia

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui